quarta-feira, 11 de maio de 2011

SP- Arte 2011- Valentino Fialdini estará lá...





Valentino Fialdini
(São Paulo, 1976)

Vive e trabalha em São Paulo.

A câmera fotográfica é para Valentino Fialdini um terceiro olho. Tudo o que ele vê tem que ser submetido à lente. Vive assim num mundo de enquadramentos e captura da luz desde muito menino, seguindo a carreira do pai, Rômulo Fialdini, de quem foi assistente e discípulo.

Fotógrafo de profissão, suas imagens são parte do cotidiano de quem abre revistas de moda, arquitetura ou gastronomia. Na Zipper, Valentino Fialdini apresenta suas fotografias autorais, grandes ampliações de minúsculas arquiteturas que ele constrói com legos coloridos.

Em um retorno poético à infância de filho de fotógrafo, quando a brincadeira envolvia não só a manipulação dos blocos de plástico mas também a observação da luz, as fotografias de Valentino começam com a criação de um ambiente multi-colorido, com escadas, colunas, paredes e janelas. As peças se encaixam com um clique e o disparador da câmera espera ansioso sua vez de fazer barulho. A luz então entra nessas construções lúdicas por frestas calculadas e a lente da câmera vai atrás dela. Vem o clique final. Depois de ampliadas com dois metros na maior dimensão, essas imagens parecem puxar o observador para dentro delas, um convite para brincar no mundo que Fialdini vê com seu terceiro olho.

Esta é a primeira série de fotografias feitas a partir de ambientes construídos. Antes, Valentino Fialdini expôs as imagens que captura no dia-a-dia em O tempo do olhar, no Conjunto Cultural da Caixa, em 2001, e na mostra Parcial, na Galeria Virgílio, em 2006. Como retratista, participou da exposição Paulo Autran: retratos no Espaço Cultural Vivo em 2004 e teve uma exposição individual na Galeria Paul Mitchel, em 2004.
Valentino Fialdini - Valentino Fialdini -
Valentino Fialdini - Valentino Fialdini -
Valentino Fialdini - Valentino Fialdini -
ARTISTA NAS GALERIAS